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IMPORTANTE!
25 de abril de 2015
AULA DE SÁBADO 25-04
Pessoal aqueles que puderem vir nesse sábado no período da tarde também terão a possibilidade de apresentar dos desenhos da Nota 1 sem redução de nota por atraso. Das 13 as 16h.
AULA DE SÁBADO 25-04
Pessoal aqueles que puderem vir nesse sábado no período da tarde também terão a possibilidade de apresentar dos desenhos da Nota 1 sem redução de nota por atraso. Das 13 as 16h.
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IMPORTANTE!
23 de abril de 2015
AULA DE SÁBADO 25-04
Pessoal da turma de segunda-feira, nossa aula do dia 20-04 será reposta no próximo sábado dia 25-04 no horário comum dos sábados (manhã). Estarei avaliando todos os desenhos do semestre + prod. prática livro da Betty Edwards, e fechando a Nota 1. Na aula do dia 27-04 encerraremos a disciplina com a apresentação do Diário de Bordo. Sei o quanto nosso calendário ficou apertado, mas no sábado exponho os motivos desse aceleramento de disciplina.
AULA DE SÁBADO 25-04
Pessoal da turma de segunda-feira, nossa aula do dia 20-04 será reposta no próximo sábado dia 25-04 no horário comum dos sábados (manhã). Estarei avaliando todos os desenhos do semestre + prod. prática livro da Betty Edwards, e fechando a Nota 1. Na aula do dia 27-04 encerraremos a disciplina com a apresentação do Diário de Bordo. Sei o quanto nosso calendário ficou apertado, mas no sábado exponho os motivos desse aceleramento de disciplina.
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IMPORTANTE!
16 de abril de 2015
AULA DE SÁBADO 18-04
Enfim estamos chegando na reta final da disciplina nesse semestre. Para a presente aula será cobrado o Trabalho Escrito referente a nota 2 (N2).
Teremos disponível o horário das 13h as 15h para a entrega do trabalho.
A aula acontecerá no Bloco 8 - Artes Visuais UFMS na sala de desenho técnico.
AULA DE SÁBADO 18-04
Enfim estamos chegando na reta final da disciplina nesse semestre. Para a presente aula será cobrado o Trabalho Escrito referente a nota 2 (N2).
Teremos disponível o horário das 13h as 15h para a entrega do trabalho.
A aula acontecerá no Bloco 8 - Artes Visuais UFMS na sala de desenho técnico.
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Aula 7
16 de abril de 2015
Para a próxima aula:
Produção de 2 desenhos de memória:
1. Desenho esboço relembrando 3 momentos marcantes da sua vida (passado-infancia presente-hoje e futuro-daqui um segundo) em pastel oleoso (1 cor);
2. Pensando nesse esboço feito, melhore essa produção em um novo papel, a partir de fotos antigas, desenho de observação desses lugares queridos e importante para cada um de vocês. É permitido desenho, pintura, colagens, utilizando o material que melhor lhe convir.
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IMPORTANTE!
Cronograma de Avaliações
T1L e T2B
18/04 - entrega da Pesquisa teórica referente ao livro "Desenhando com o lado direito do cérebro" de Betty Edwards.
20/04 e 23/04 - Apresentação da produção de desenhos desenvolvida no decorrer do semestre.
Segue a lista do mínimo de desenhos exigidos:
Lista Completa de desenhos
- Estudos de perspectiva, composição e retângulo áureo;
- 2 desenhos de paisagem de interiores (grafite);
- 1 igreja barroca; 1 casario; 1 casa simples;
- 2 desenhos de galhos de flores (lápis de cor);
- Sábado: 1 estádio Morenão (grafite). 1 exterior da UFMS (grafite). 1 Parque das Nações Indígenas (lápis de cor). 2 desenhos Praça Ary Coelho ( um com foco na paisagem tendo pelo menos 5 pessoas na cena e outro com foco na figura humana tendo a paisagem como plano de fundo)
- Desenhos de expedição: 1 interior do bloco de Artes Visuais (grafite). 1 exterior da UFMS (árvores)(lápis de cor). 2 Corredor central da UFMS (lápis de cor e grafite).
- Desenhos de memória: 2 desenhos (esboço criado em sala de aula e outro, um melhoramento desse desenho de imaginação finalizado sob técnica de desenho a sua escolha).
Lista Completa de desenhos
- Estudos de perspectiva, composição e retângulo áureo;
- 2 desenhos de paisagem de interiores (grafite);
- 1 igreja barroca; 1 casario; 1 casa simples;
- 2 desenhos de galhos de flores (lápis de cor);
- Sábado: 1 estádio Morenão (grafite). 1 exterior da UFMS (grafite). 1 Parque das Nações Indígenas (lápis de cor). 2 desenhos Praça Ary Coelho ( um com foco na paisagem tendo pelo menos 5 pessoas na cena e outro com foco na figura humana tendo a paisagem como plano de fundo)
- Desenhos de expedição: 1 interior do bloco de Artes Visuais (grafite). 1 exterior da UFMS (árvores)(lápis de cor). 2 Corredor central da UFMS (lápis de cor e grafite).
- Desenhos de memória: 2 desenhos (esboço criado em sala de aula e outro, um melhoramento desse desenho de imaginação finalizado sob técnica de desenho a sua escolha).
SERÃO AVALIADOS 20 DESENHOS (FIM);
27/04 e 30/04 - Apresentação do Diário de Bordo.
SERÃO AVALIADOS 20 DESENHOS (FIM);
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IMPORTANTE!
09 de abril de 2015
AULA DE SÁBADO 11-04
A nossa segunda aula de sábado acontecerá no Praça Ary Coelho as 7h as 11h da manhã.
Teremos um limite de 30 min para atrasos. Aqueles que se atrasarem mais que 30 min podem ligar para no meu telefone que informamos nosso local.
Tel: 67 9236-7531 claro
Ponto de encontro: Fonte no centro da praça.
Mapa do local de encontro.
Para a presente aula tragam o material da técnica de grafite e lápis de cor e pastéis secos(lápis ou bastão), o visor de observação e a prancheta A3.
AULA DE SÁBADO 11-04
A nossa segunda aula de sábado acontecerá no Praça Ary Coelho as 7h as 11h da manhã.
Teremos um limite de 30 min para atrasos. Aqueles que se atrasarem mais que 30 min podem ligar para no meu telefone que informamos nosso local.
Tel: 67 9236-7531 claro
Ponto de encontro: Fonte no centro da praça.
Mapa do local de encontro.
Para a presente aula tragam o material da técnica de grafite e lápis de cor e pastéis secos(lápis ou bastão), o visor de observação e a prancheta A3.
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Aula 6
09 de abril de 2015
Para a próxima aula:
Produção de 2 desenhos de observação da mesma cena, um em lápis grafite e outro em lápis de cor:
- TEMA: Corredor central UFMS;
Aula sábado (28-03)
31 de março de 2015
Para a próxima sábado:
- Produza 1 desenho de observação de natureza contendo (céu, árvores, água e planos de gramado) sob a técnica de lápis de cor:
- TEMA: Parque das Naçoes Indígenas;
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IMPORTANTE!
27 de março de 2015
AULA DE SÁBADO 28-03
A nossa segunda aula de sábado acontecerá no Parque das Nações Indígenas as 7h as 11h da manhã.
Teremos um limite de 30 min para atrasos. Aqueles que se atrasarem mais que 30 min podem ligar para no meu telefone que informamos nosso local.
Tel: 67 9236-7531 claro
Ponto de encontro: Entrada lateral do parque, em frente aos barcos.
Mapa do local de encontro.
Para a presente aula tragam o material da técnica de grafite e lápis de cor, o visor de observação e a prancheta A3.
IMPORTANTE!
27 de março de 2015
AULA DE SÁBADO 28-03
A nossa segunda aula de sábado acontecerá no Parque das Nações Indígenas as 7h as 11h da manhã.
Teremos um limite de 30 min para atrasos. Aqueles que se atrasarem mais que 30 min podem ligar para no meu telefone que informamos nosso local.
Tel: 67 9236-7531 claro
Ponto de encontro: Entrada lateral do parque, em frente aos barcos.
Mapa do local de encontro.
Para a presente aula tragam o material da técnica de grafite e lápis de cor, o visor de observação e a prancheta A3.
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Aula sábado (21-03)
27 de março de 2015
Aula sábado (21-03)
27 de março de 2015
Para a próxima sábado:
- Produza 2 desenhos de observação de Arquitetura (desenho de campo):
1- Blocos UFMS;
2- Morenão (Estádio Pedro Pedrosian);
Aula 5
27 de março de 2015
Aula 5
27 de março de 2015
Para a próxima aula:
A produção de desenhos dessa semana deverá seguir os seguintes passos:
1- Vá até um jardim ou arvore florida e recolha um galho com várias flores e folhas. Coloque-o sobre a mesa e represente-o num layout. A3 180g.
2- Repita esse processo para obter 2 desenhos.
3- Produzir 2 desenhos acabados em lápis de cor de ramos de flores e folhas. (Use como referencia os desenhos científicos do período da colonização do Brasil).
Aula 4
27 de março de 2015
Aula 4
27 de março de 2015
Para a próxima aula:
- Nessa semana vocês não terão novos desenhos extra-sala, ao invés disso, deverão finalizar o desenho iniciado em sala de aula sob a técnica de lápis de cor.
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IMPORTANTE!
19 de março de 2015
AULA DE SÁBADO 21-03
A nossa primeira aula de sábado será no dia 21-03 no bloco 8, Sala de aula 1 do curso de Educação física, das 07h as 11h.
Para a presente aula tragam o material da técnica de grafite e lápis de cor, o visor de observação e a prancheta A3.
Trabalho teórico (N2)
Trabalho teórico-prático sobre CAP.8 - EXPANDINDO-SE EM TODAS AS DIREÇÕES: UMA NOVA MODALIDADE DE PERSPECTIVA do livro: DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO de Betty Edwards.
Algumas considerações importantes sobre o trabalho:
- Fazer um relatório do capítulo 8 intercalando as principais ideias da arte-educadora e escritora Betty Edwards com a exposição teórica (análise crítica) e visual (em fotografia) de sua vivência com as práticas elucidadas.
Exposição teórica: Deve trazer reflexões, destaques, comentados ou questionamentos acerca do capítulo lido como também, descrever sua experiência com a prática em desenho.
Exposição visual: No decorrer do capítulo a autora propõe algumas práticas com o desenho do retrato, desenvolva-os manualmente, tire uma fotografia processual e final para anexar ao relatório.
OBS: Os desenhos originais (prática) devem ser apresentados no Diário de Bordo.
- O trabalho é individual e digitado;
OBS: Papel tamanho A4; Margem superior e esquerda com 3 cm; Margem direita e inferior com 2 cm; Tamanho da letra 12; Fonte Arial; Espaçamento entre linhas 1,5; Alinhamento justificado; Parágrafo 1,5. (Sem espaçamento entre um parágrafo e outro).
- Toda imagem (fotografia de sua vivência realizada manualmente) deve ser referida no texto;
- O texto deve ser corrido e não em tópicos;
- Deve seguir as normas da ABNT. O relatório deverá conter: Capa, Contra-capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
OBS: atentar-se a maneira correta de expor uma citação, se necessário.
Critérios de avaliação dos relatórios:
Síntese e relevância do discurso em relação ao texto: 4,0
Vivência prática: 4,0
Formatação correta: 1,0
Ortografia e gramática: 1,0
Data para entrega:
18 de abril (T2B e T1L) sábado
Trabalho teórico (N2)
Trabalho teórico-prático sobre CAP.8 - EXPANDINDO-SE EM TODAS AS DIREÇÕES: UMA NOVA MODALIDADE DE PERSPECTIVA do livro: DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO de Betty Edwards.
Algumas considerações importantes sobre o trabalho:
- Fazer um relatório do capítulo 8 intercalando as principais ideias da arte-educadora e escritora Betty Edwards com a exposição teórica (análise crítica) e visual (em fotografia) de sua vivência com as práticas elucidadas.
Exposição teórica: Deve trazer reflexões, destaques, comentados ou questionamentos acerca do capítulo lido como também, descrever sua experiência com a prática em desenho.
Exposição visual: No decorrer do capítulo a autora propõe algumas práticas com o desenho do retrato, desenvolva-os manualmente, tire uma fotografia processual e final para anexar ao relatório.
OBS: Os desenhos originais (prática) devem ser apresentados no Diário de Bordo.
OBS: Os desenhos originais (prática) devem ser apresentados no Diário de Bordo.
- O trabalho é individual e digitado;
OBS: Papel tamanho A4; Margem superior e esquerda com 3 cm; Margem direita e inferior com 2 cm; Tamanho da letra 12; Fonte Arial; Espaçamento entre linhas 1,5; Alinhamento justificado; Parágrafo 1,5. (Sem espaçamento entre um parágrafo e outro).
- Toda imagem (fotografia de sua vivência realizada manualmente) deve ser referida no texto;
- O texto deve ser corrido e não em tópicos;
- O texto deve ser corrido e não em tópicos;
- Deve seguir as normas da ABNT. O relatório deverá conter: Capa, Contra-capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
OBS: atentar-se a maneira correta de expor uma citação, se necessário.
Critérios de avaliação dos relatórios:
Síntese e relevância do discurso em relação ao texto: 4,0
Vivência prática: 4,0
Formatação correta: 1,0
Ortografia e gramática: 1,0
Data para entrega:
18 de abril (T2B e T1L) sábado
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Aula 313 de março de 2015
Para a próxima aula:
- trazer o visor de observação PRONTO e a prancheta ou placa de madeira maior que A3;
- Produzir 2 desenhos experimentais de paisagem de interiores:
Cozinha em desenho digital.
Foto de uma casa de taipa.
OBS: lembre-se de deixar aparente as linhas de perspectiva.
10 de março de 2015
Para a próxima aula:
- Produzir 3 desenhos experimentais de construções urbanas deixando aparente as linhas da perspectiva: 1 igreja barroca; 1 casario; 1 casa simples;
OBS: Os desenho acima deverão privilegiar as perspectivas: frontal, 1 e 2 pontos de fuga. Intercale as fotografias para contemplar todas essas 3 perspectivas.
Aula 1
02 de março de 2015
As aulas regulares da disciplina de Desenho Artístico V acontecerão, em ambas as turmas, 1h mais cedo - das 13h as 16h (T1L) e das 13h as 17h (T2B), já as aulas de anteposição acontecerão durante 4 ou 5 sábados das 07h as 11h no anfiteatro do Curso de Artes. Lembro-vos que as aulas de anteposição tem caráter OBRIGATÓRIO, e qualquer falta do acadêmico entrará no seu limite de 25% de faltas.
Mediante a apresentação da disciplina ficou decidido o seguinte cronograma de aulas:
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CRONOGRAMA DE AULAS
T1L Quinta-feira + (5 SÁBADOS)
FEVEREIRO
26/02
MARÇO
05/03 - 12/03 - 19/03 - 21/03* - 26/03 - 28/03
ABRIL
02/04 - 04/04 - 09/04 - 11/04 - 16/04 - 18/04 - 23/04
MAIO
07/05
T2B Segunda-feira + (4 SÁBADOS)
MARÇO
02/03 - 09/03 - 16/03 - 21/03 - 23/03 - 28/03 - 30/03
ABRIL
04/04 - 06/04 - 11/04 - 13/04 - 20/04 - 27/04
MAIO
04/05
* As datas em destaque referem-se a nossa anteposição de aulas no sábado.
* As datas em destaque referem-se a nossa anteposição de aulas no sábado.
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Para a próxima aula:
-Trazer lápis grafite nas numerações descritas no roteiro abaixo e material da técnica de lápis de cor.
-Produzir um visor de observação como explicado em sala.
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